sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sugestões de filmes #1


  • La Haine (1995, Mathieu Kassovitz)
★★★★★

Três jovens de diferentes origens étnicas deambulam por Paris num estado de agitação provocado pela morte de um amigo às mãos da polícia, que se vai agravando pouco a pouco, até serem levados a um beco sem saída. Um filme polémico, objecto de acesa polémica devido à ambiguidade da exposição do fenómeno da violência urbana, em particular a dos bairros degradados da periferia.

Brilhante argumento, actuações e cinematografia. Poderoso. Esplêndido. Final incrível. Um filme que ficou para a história.


"-Wow, what a speech! Half Moses, half Mickey Mouse."

  • Tabu (2012, Miguel Gomes)

Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.

Drama raro e interessante, cinematografia deslumbrante, filme fenomenal e melancólico, pura poesia. 


"Sou uma tola, porque a vida das pessoas não é como nos sonhos."

  • Oldboy/Oldeuboi (2003, Chan-wook Park)


Num dia qualquer em 1988, Dae-soo, um homem casado e com uma filha é raptado e aprisionado num quarto de hotel sem qualquer explicação. 15 anos depois é libertado, é-lhe dado dinheiro, um telemóvel e um fato novo. Desorientado, ele luta para descobrir porque foi preso e procura vingança. No entanto, o seu raptor ainda tem planos para ele. Mas, à medida que o derradeiro confronto se aproxima, Dae-soo descobre um segredo terrível…

Uma mistura explosiva de thriller, drama e acção num só filme, brilhante, arrebatador, surreal, uma obra de arte. Irá ser feita uma adaptação de Hollywood deste genial filme coreano. Stay tuned.


" If they had told me it was going to be fifteen years, would it have been easier to endure?"

  • Idem Paris (2013, David Lynch)


Produzido em 2012 mas lançado este ano, este é a mais recente curta-metragem de David LynchA funcionar desde 1880 em Montparnasse, Idem Paris é um estúdio que era frequentado por artistas como Picasso, Miró ou Matisse, e o próprio Lynch já produziu aqui dezenas e dezenas de litografias. Nas palavras do realizador: "Foi como um sonho, que abriu este mundo novo da litografia, da magia da litografia, a magia das pedras."

Fonte: mubi.com

Sem comentários:

Enviar um comentário